quarta-feira, 26 de junho de 2013

Seminário de Pós-Graduação



O Seminário de Pós-Graduação que acontece nos dias 17 e 18 de outubro é uma ótima oportunidade para divulgar avanços científicos e tecnológicos, gerados por alunos da pós-graduação Lato e Stricto Sensu e/ou participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale, nas mais diversas áreas do conhecimento.


Na edição de 2012, muitas pesquisas foram destaque, como foi o caso do trabalho: A crítica social machadiana inscrita em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memorial de Aires”, de autoria de Simone Maria dos Santos Cunha.



1. Que incentivo você teve para participar do Seminário de Pós-Graduação da Universidade Feevale? Minha orientadora Juracy Assmann Saraiva incentivou-me a participar do Seminário de Pós Graduação da Universidade Feevale com o objetivo de divulgar nossa pesquisa e socializar resultados de minha dissertação de Mestrado.


2. Como participar deste tipo de evento pode contribuir para a formação profissional e acadêmica? É muito importante participar de Seminários de Pós Graduação porque socializamos resultados com outros colegas pesquisadores, trocamos ideias, esclarecemos dúvidas, recebemos sugestões dos avaliadores, conhecemos outras pesquisas desenvolvidas por colegas e aprendemos muito com a troca de conhecimentos e de experiências.

3. Como você vê os reflexos da pesquisa que foi apresentada na sociedade? A pesquisa apresentada, intitulada: A crítica social machadiana inscrita em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memorial de Aires, mostra que Machado de Assis não é um mero descritor de cenários, mas um acurado crítico que, ao inscrever o Rio de Janeiro do século XIX nos romances que são corpus dessa análise, se posiciona diante de seu contexto e o avalia. Isso é possível porque o texto literário, como manifestação artística, remete ao contexto estético, histórico e cultural em que foi produzido. E, nesse sentido, as referências espaciais contribuem para a instalação da verossimilhança textual e traduzem significações simbólicas, expressando ritos e valores sociais. Portanto, esta pesquisa busca explicitar a importância da representação da espacialidade em dois romances machadianos como fator de inter-relação entre as narrativas e o espaço a que elas se reportam, recurso que possibilita depreender a crítica social à sociedade carioca do final do século XIX. Assim, essa pesquisa reflete tanto no contexto educacional quanto no campo dos estudos culturais.



Para mais informações e inscrições acesse: www.feevale.br/inovamundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário